domingo, 31 de agosto de 2008

Cronologia

1785 - Casamento de Dom João e a infanta Carlota Joaquina em 18 de maio.

1792 - Em fevereiro desse ano, Dona Maria I é declarada louca e incapaz de governar Portugal, e Dom João assume o governo.

1799 - Napoleão toma a França, em 9 de novembro.

1801 - Apesar dos tratados entre Portugal e Espanha, esta vira aliada da França e, em 29 de janeiro, os portugueses recebem um ultimato para fechar os portos a qualquer navio inglês. Um mês depois, a Espanha declara guerra e invade Portugal.

1805 - Carlota Joaquina tenta um golpe de Estado contra o marido, alegando que ele era louco. Dom João descobre e manda prender os nobres que estavam envolvidos na conspiração.

1807 - Em 2 de setembro, a Inglaterra bombardeia Copenhague, capital da Dinamarca, por causa da adesão do país ao Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte contra a Inglaterra, além de recusarem a proteção inglesa contra os franceses.

No dia 20 de outubro do mesmo ano, um edital declara oficialmente o fechamento dos portos portugueses à Inglaterra. Porém, dois dias depois, representantes dos dois países se encontraram para um tratado: se a Inglaterra escoltasse a família real até o Brasil e só reconhecesse como rei Português um Bragança, teria direito de ocupar a Ilha da Madeira e de ter comércio com a colônia.

Em 1° de novembro, Dom João recebe a seguinte notícia, com as palavras do próprio Napoleão:

"Se Portugal nãofizer o que eu quero, a Casa de Bragança, dentro de dois meses, deixará de reinar na Europa"

Em 27 de outubro, França e Espanha assinam um acordo secreto, o Tratado de Fontainebleau, que dividia Portugal em três partes, cada uma pertencente ou a Napoleão, ou a algum nobre submisso a ele.

Finalmente, no dia 24 de novembro, Dom João decide que está na hora de fugir para o Brasil, e a partida ocorre na manhã do dia 29.

1808 - Em 22 de janeiro, Dom João chega à Salvador, e no dia 8 de março desembarca no Rio de Janeiro. A partir daí, vários órgãos e decretos são criados e, no início de maio, o Príncipe Regente delcara guerra à França.

No mesmo ano, os primeiros jornais brasileiros começam a circular.

1814 - Primeira abdicação de Napoleão, em 11 de abril, e ele se retira para Elba. A segunda ocorre em 22 de junho de 1815, quanto ele é derrotado em Waterloo após tentar assumir o governo francês novamente.

1815 - O Brasil é elevado a Reino Unido de Portugal e Algarves.

1816 - Alguns artistas franceses, como Jean-Baptiste Debret, e suas famílias chegam ao Rio de Janeiro em 26 de março. No mesmo dia, morre Dona Maria I, rainha de Portugal.

1821 - No dia 26 de abril, a família real volta para Portugal, mas Dom Pedro permanece no Brasil com a sua esposa, Dona Maria Leopoldina, e assume a regência da colônia.

Em 5 de maio, Napoleão Bonaparte morre na ilha de Santa Helena, vítima de um cancro no estômago (é por isso que ele sempre aparecia com a mão na barriga nas gravuras). Porém, algumas pessoas suspeitam que ele foi envenenado. Em suas memórias, ele escreveu a seguinte frase sobre Dom João: "Foi o único que me enganou".

1822 - Nas margens do Ipiranga, Dom Pedro proclama a Indepêndencia do Brasil, no dia 7 de setembro.

Feito pela aluna Alice e pelo aluno Lucas Gomes.

Os dados foram coletados de livros e sites diversos, e organizados em ordem cronológica.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa matéria é nova ou é impressão minha?