domingo, 3 de agosto de 2008

Imprensa no Brasil

"A Gazeta do Rio de Janeiro só imprime notícias favoráveis ao governo... Gastam tão boa qualidade de papel em imprimir tão ruim matéria, que melhor seria se fosse usado para embrulhar manteiga."
Hipólito José da Costa, Editor do Jornal Correio Braziliense, 1809

O primeiro jornal impresso no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, dirigido pelo frei Tibúrcio da Rocha, em 10 de setembro de 1808. Até a fuga dos portugueses para o Brasil, os brasileiros estavam proibidos de ter acesso a qualquer publicação.
A Gazeta era impressa duas vezes por semana, e suas notícias eram favoráveis ao governo e à Inglaterra, quando falava sobre Napoleão Bonaparte. Com a independência, o jornal deixou de circular.
No dia 1° de junho de 1808 (três meses antes do primeiro número da Gazeta), o brasileiro Hipólito José da Costa publicou o Correio Braziliense em Londres. Nesse jornal os brasileiros podiam ler artigos que falavam sobre a Europa, o Brasil e os Estados Unidos com certa imparcialidade. O jornal falava sobre idéias de independência, o que ajudou algumas revoltas e a própria independência brasileira.
Apesar de proibir a circulação do Correio no país (ele entrava clandestinamente), Dom João ajudava o jornal com mil libras anuais, de 1813 até 1821. Assim, Hipólito era menos crítico quando falava sobre ele.
Assim como a Gazeta, o Correio Braziliense fechou as portas com a independência do Brasil, pois Hipólito não via sentido em publicar um jornal no exterior quando o país estava independente. O dia da Imprensa no Brasil é comemorado em 1° de junho, data da fundação do jornal.
Vários outros jornais surgiram depois desses: em São Paulo, no ano de 1823, foi publicado o primeiro jornal impresso lá, o Farol Paulistano. Em 1870, o Correio Paulistano agitava os ânimos com idéias sobre a Proclamação da República e, em 16 de novembro de 1899, o jornal A Província de São Paulo foi impresso com a frase "Viva a República!" em letras grandes na capa. Depois disso, passou a se chamar O Estado de São Paulo.
Em 1857, foi publicado O Guarani, escrito por José de Alencar, no jornal O Diário do Rio de Janeiro, e fez um grande sucesso. Alguns anos mais tarde, já existiam jornais espalhados por todo o país e, em 1907, foi publicado o primeiro exemplar em cores no país, Gazeta de Notícias.

Fontes bibliográficas do post:
- Schwarcz, Lilia Moritz; Spacca. D. João Carioca: a corte portuguesa chega ao Brasil (1808-1821) -- São Paulo, Companhia das Letras.

4 comentários:

Gravina disse...

Caros alunos
Volto a insistir, mas vejo apenas postagens de autoria da Alice. Como está o trabalho em grupo? Todos estão participando? De que forma?
Este texto está ótimo, mas fiquei curiosa sobre o restante da história. Os dois únicos jornais fecharam com a declaração da Independência. E quando voltou a circular novamente um jornal brasileiro? Qual foi? Como era feita a impressão na época?
Bom trabalho para todos!

Unknown disse...

Pessoal, estão faltando links para outros sites ou blogs. Interessante vocês falarem da culinária e a recomendação do livro sobre a família real. Também achei interessante o que falaram sobre a imprensa, mas como a Gravina fiquei com vontade de saber mais.
Que tal falarem também dos eventos que aconteceram e que acontecerão para comemorar esses 200 anos? Que tal tentarem mostrar um outro lado da família real, não tão caricato como costumam mostrar na tv e no cinema? São algumas idéias.
Prestem atenção também nos critérios de avaliação, como apresentação do blog, criatividade, produção, etc...
Estão no caminho, talvez possam melhorar um pouco a aparência do blog, as matérias estão numa sequência que ao lermos aparecem como uma coluna única, uma tira, talvez se conseguissem mudar isso, o blog ficasse ainda mais interessante.
Bom, as postagens serão realizadas apenas pela aluna Alice?
O que os integrantes do grupo têm a dizer?
Um abraço!

Anônimo disse...

olá alguem me pode dizer qual era o nome dado aos netos dos Reis, filhos dos Principes?
por exemplo o nome que era dado ao filho do rei era de Principe, qual o nome dado ao filho do principe? c

Alice disse...

Anônimo,

em primeiro lugar, obrigada por parar pra ler esse blog.
Infelizmente, o trabalho foi realizado no ano passado, e o grupo não continuou com ele, já que agora estamos preocupados com os temas, provas e trabalhos do 2º ano.

Eu procurei rapidinho no Google, e não achei nada que possa te ajudar. Mas tenta dar uma olhada nessas coisas de curiosidades, tipo O Guia dos Curiosos, e revistas.
=)