segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Observatório Nacional

O Observatório Nacional, mais conhecido atualmente como “ON”, foi criado há muitos anos atrás por D. Pedro I e localiza-se no Rio de Janeiro. Este observatório era e ainda é um centro de estudos e pesquisas científicas que ensinava e estudava a navegação, além de assuntos como astronomia e magnetismo terrestre e aspectos geográficos do território brasileiro.
Foi por meio desta instituição que o conhecimento de saberes como astronomia, geofísica, meteorologia, metrologia, física e química foram preservados até hoje e por meio deste é que também foram assinados projetos que deram início a outras instituições como o Museu de Astronomia e Ciências Afins- MAST.
O Observatório nacional se destacou pela produção de trabalhos e pesquisas de conhecimento internacional como a do eclipse total do Sol em Sobral, Ceará e, atualmente, funciona como uma espécie de escola, promovendo cursos e palestras voltadas a estudantes e professores com finalidade de mostrar o desenvolvimento de pesquisas observacionais e teóricas nas áreas abordadas.
Uma das criações do ON foi a Biblioteca do Observatório Nacional, que possui aproximadamente quinze mil livros, desde teses a obras de referência como dicionários e catálogos na área da Astronomia.
O ON também edita uma espécie de revista chamada Anuário do Observatório Nacional que aborda questões da área da Astronomia em períodos de um ano e atualmente já foi lançada a edição do ano de 2005.


De autoria do aluno Petry.

Nenhum comentário: